O Chocolat Festival Bahia, promovido pela MVU Empreendimentos com o apoio do Governo da Bahia, no Centro de Convenções de Ilhéus, se consolidou como o maior evento de cacau e chocolate da América Latina, com impactos na economia regional e impulsionando o surgimento de novas marcas, que fazem do Sul do Estado, um polo chocolateiro que vem conquistando mercados no Brasil e no Exterior.
“O Chocolat Festival nasceu com a missão de valorizar toda a cadeia do cacau, do produtor ao chocolate premium, passando pela cultura, sustentabilidade e inovação. Ele vai além de ser uma vitrine de produtos e é é uma ferramenta de desenvolvimento, de reposicionamento no mercado internacional e de fortalecimento da economia de base produtiva. É um movimento que transforma territórios, estimula o turismo e conecta o pequeno produtor ao mercado global”, afirma Marco Lessa, idealizador do evento.
O Governo do Estado teve uma presença marcante no Chocolat Festival, através das secretarias de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Educação, Trabalho, Emprego e Renda e Turismo, com ações estandes da agricultura familiar, economia solidária, produção de cacau de qualidade, valorização do turismo regional e uma minifábrica de chocolate dos Centros Estaduais de Educação Profissional-CEEPs.
UMA JANELA PARA O MUNDO DO CHOCOLATE
A programação incluiu atrações culturais, cinema temático, palestras, rodada de negócios, oficinas para crianças, debates e o Cacao Summit, que se consolida como um dos fóruns globais mais relevantes sobre o futuro da cadeia do cacau. Para os produtores de chocolate de origem da Bahia e outros estados, agentes de turismo, empreendedores e empresários de diversas áreas, o Chocolat Festival é um excelente instrumento para a consolidação das marcas e ampliação dos negócios.
Vilomar Simões, empreendedor de turismo, afirma que “o Chocolat Festival tem uma importância muito grande para Ilhéus e toda a região Sul da Bahia, mostrando ao mundo todo o nosso potencial na produção de cacau e chocolate de origem e para o turismo, atividade que vem se expandindo a cada ano. Com uma programação diversificada e centenas de produtos em exposição, além de atividades culturais, o festival se torna cada vez mais atrativo”.
CHOCOLAT FESTIVAL BAHIA
Realizado pela MVU Empreendimentos, o projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, conta com as parcerias do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo (SETUR), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahiater, assim como do Governo do Estado do Pará através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) e o Funcacau, Prefeitura de Ilhéus, Unicafes BA, Ceplac, Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun, Associação do Turismo de Ilhéus (Atil), Costa do Cacau Convention Bureau, IF Baiano – Campus Uruçuca, Biofábrica da Bahia e Associação dos Produtores de Cacau (APC).