Material destinado para esterilização de produtos para a saúde, o tecido SMS (Spunbond Meltblown Spunbond), passa a desempenhar uma função extra no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, instituição do governo da Bahia gestada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS). De alta resistência, o que serve para envolver instrumentos e outros itens esterilizados que são usados nos mais diversos setores da unidade hospitalar, o material ganha a forma de sacola e a partir desta semana terá também mensagens humanizadas confeccionadas pelo Centro de Materiais e Esterilização (CME) do HMIJS.
A ideia surgiu da colaboradora Emanuela Thomaz dos Santos e foi acolhida pelas colegas que integram o o CME. A unidade forneceu o tecido e elas se ofereceram para confeccionar as sacolas. O que antes era um simples pacote enviado aos mais diversos setores do hospital, agora leva uma mensagem positiva e acolhedora aos colaboradores e pacientes de cada setor.
Mensagens positivas
O material destinado à Emergência Obstétrica, por exemplo, leva a mensagem “Força que acolhe”. A equipe do Canguru passará a receber sacolas com materiais esterilizados contendo a mensagem “Aconchego em Movimento”. Na Emergência Pediátrica, encontrarão o “Pronto Sorriso”. Na UTI Intermediária, onde a saída do recém-nascido está cada vez mais próxima, estará a expressão “Rumo ao Ninho”. No Centro Cirúrgico, o tema será “Pulso de aço, coração de Algodão”.
Diretora de Enfermagem do HMIJS, Patrícia Cafezeiro explica que é no CME que é feita toda a desinfecção e estabilização dos materiais do hospital. “A ideia da confecção das sacolas, humaniza o serviço, o que é uma busca permanente da instituição”, revela. Patrícia explica que o uso permanente do SMS mantém a esterilidade até o momento do uso e substitui tecidos reutilizáveis, sendo mais prático e com menor risco de falhas por desgaste.
Referência
Unidade 100% SUS, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, tem entre suas principais metas a valorização do protagonismo da mulher e o incentivo do parto normal como busca por uma experiência de nascimento mais humana e respeitosa. Inaugurado em dezembro de 2021, a unidade já realizou mais de 10 mil partos.