Quando talento encontra desejo de inovar, nasce uma marca que conquista paladares e inspira quem sonha empreender. Assim é a trajetória de Fernanda Oliveira Batista, estudante de Gastronomia na Faculdade Madre Thaís, que participou da Semana de Inovação de Ilhéus (11 a 15 de agosto), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, com o estande Confeitaria Fernanda Leone, nome em homenagem à família de sua mãe.
O evento, promovido pelo SEBRAE, SECTI do Governo da Bahia, SINEC, Universidade Estadual de Santa Cruz e Prefeitura Municipal de Ilhéus, contou com o patrocínio de nomes como Cepedi, Softex, Ilhéus Destaque, Sicredi, Getin, Fieb, Alura FIAP, Kunumi, Sinduscon, ilheuseventos.com.br e Kubo, que tornam possível a celebração do empreendedorismo regional.
O estande de Fernanda destacou-se pelo trabalho artesanal e pela variedade de sabores oferecidos. Desde fevereiro, com o suporte dos estudantes do curso de Administração da Faculdade de Ilhéus, por meio da disciplina Prática Supervisionada de Gestão ministrada pela professora Cristiane Nunes, a confeiteira vem recebendo consultoria especializada. Nesse período, foram implementadas ações para fortalecimento do negócio, desenvolvimento de estratégias, reposicionamento da marca no mercado e aprimoramento do planejamento financeiro.
Hoje, Fernanda apresenta tortas e doces que unem técnica apurada, identidade visual renovada e um planejamento que transforma sonhos em realizações. Na Semana de Inovação, aliou criatividade culinária e espírito empreendedor, tornando-se inspiração para quem deseja começar ou expandir o próprio negócio.
Busca por aperfeiçoamento e inovação
Natural de Salvador, Fernanda chegou a Ilhéus aos 15 anos, quando seus pais decidiram morar na cidade, atraídos pelos encantos de uma viagem de férias. Desde então, alimentou a vontade de criar algo especial. Após experiências marcantes em Aracaju, com uma passagem de oito semestres pelo curso de Psicologia, foi na confeitaria que ela encontrou seu verdadeiro propósito.
Determinada a se aperfeiçoar buscou o SENAC, onde enfrentou filas e noites em claro para conquistar vagas em cursos valiosos como Confeiteiro, Salgadeiro, Torta Gelada e Naked Cake. Cada aprendizado contribuiu para a criação de novos produtos, sempre adaptando receitas e buscando surpreender os clientes.
Durante a pandemia, Fernanda apostou em entregas inovadoras de bolos de pote no condomínio de uma região de praia, onde residia, enfrentando desafios e cancelamentos, mas mantendo o compromisso com a qualidade e a higiene. A resiliência fez com que a empreendedora fortalecesse sua clientela, criando grupos de encomendas e investindo em pronta-entrega nos finais de semana.
Gestão estratégica de competitividade
De volta a Ilhéus há quase dois, Fernanda reconheceu a importância de uma gestão profissional para crescer. Inicialmente, matriculou-se no curso de Gastronomia da Faculdade Madre Thaís e, em seguida, com o suporte dos estudantes de Administração, aprimorou processos, desenvolveu a logomarca, organizou as finanças e investiu em marketing digital. Fotografias mais profissionalizadas, postagens criativas e rigor no controle de produção tornaram a confeitaria ainda mais competitiva para conquistar espaço no paladar e nas redes sociais dos consumidores ilheenses.
Fernanda afirma: “A união entre a Gastronomia e Administração me tornou uma profissional mais completa e aberta a novos desafios. Aprendi sobre controle de alimentos, técnicas de corte, funcionamento de caixa, e como comunicar minha marca. Aperfeiçoei a precificação, que aprendi em outros cursos. Faço ainda uma mentoria com o SEBRAE, que muito tem me orientado. Participei confiante na apresentação dos meus doces na Semana de Inovação”.
Ela finaliza dizendo: “A Madre Thaís me proporcionou um conhecimento inesperado. Os professores são exigentes, mas acessíveis. Agradeço à professora Cristiane, coordenadora do curso de Administração da Faculdade de Ilhéus, pelo incentivo e dedicação”.
Sabores que conquistam
No estande, os visitantes puderam saborear a Torta Matilda, com massa de cacau black, recheio e cobertura de ganache 70% e calda de chocolate meio amargo, e a Torta Italiana, feita com massa de chocolate, creme de manteiga e calda especial. Também estavam disponíveis fatias no palito, pavê de frutas vermelhas com limão siciliano e bolos gelados de olho de sogra, coco, beijinho com morango, e abacaxi com coco, todos preparados com excelência e carinho. Degustar os produtos da Confeitaria Fernanda Leone é mais do que provar doces; é experimentar uma história de inovação e paixão pela arte de empreender.
Instagram: @fernandaleoneconfeitaria