Durante a sessão ordinária desta terça-feira, o vereador Alzimário Belmonte (Gurita) destacou a urgência na abertura de licitação para a retomada das obras do Trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que liga Ilhéus a Caetité. A manifestação ocorreu após a notícia de que o Governo Federal lançou, no dia 4 de setembro, um novo edital para a retomada das obras em parte do Trecho 2, entre os municípios de Guanambi e Caetité, com investimento estimado em R$ 507,1 milhões em 35,75 quilômetros de extensão.
O Porto Sul, considerado fundamental para o escoamento da produção de minérios e grãos, com capacidade estimada para até 42 milhões de toneladas por ano. Em 2019, o projeto foi avaliado como capaz de elevar o PIB da Bahia em quase 2%, além de atrair novos investimentos e gerar empregos no estado. O empreendimento tem investimento previsto de R$ 2,4 bilhões e pode gerar até 2 mil empregos diretos na fase de pico das obras.
Articulação política e mobilização pela retomada
Na tribuna, Gurita reforçou que sua atuação, em conjunto com a Frente Parlamentar da Câmara de Ilhéus — vinculada ao Comitê Regional em Defesa do Porto Sul —, tem sido marcada pela realização de reuniões, audiências públicas e mobilizações em defesa do projeto. O vereador destacou a necessidade de união entre lideranças políticas e de uma articulação regional mais ampla para pressionar pela continuidade das obras.
“A obra representa uma enorme oportunidade para a economia local, que sofre com a paralisação e a queda na arrecadação. É essencial unir forças políticas para garantir que os projetos saiam do papel”, afirmou Gurita, reafirmando que seguirá mobilizado na cobrança pela retomada urgente.