O nascimento de bebês em datas festivas sempre carrega um simbolismo especial, mas em 2025, a véspera do Natal trouxe números que chamaram a atenção da equipe do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, unidade do Governo da Bahia administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família. No último dia 24 de dezembro, o HMIJS, em Ilhéus, registrou 17 partos, o maior número registrado em um só dia desde a inauguração, em dezembro de 2021. Foram cinco cesarianos e 12 normais.
O Hospital Materno-Infantil já contabilizou 12.416 nascimentos. Este ano, até o dia 28 de dezembro, a marca é de 3.057 partos, sendo 1.842 normais e 1.215 cesarianos. Única maternidade 100 por cento SUS da região sul, o HMIJS é referência no atendimento a gestantes e bebês. Os recém-nascidos são vacinados em beira-leito, de domingo a domingo, com a equipe de saúde levando os recursos até eles. Hoje, o conceito é fortemente associado à segurança do paciente.
Testes garantidos
Os RNs também passam por testes de triagem neonatal (olhinho, linguinha, orelhinha e coraçãozinho) e os que permanecem internados por um período mais longo, também têm acesso ao Teste do Pezinho que, para ter eficácia, necessita ser feito entre o 3º e o 5º dia de nascimento.
Com o objetivo de humanizar e acolher melhor gestantes e acompanhantes, às terças-feiras à tarde, são disponibilizadas visitas guiadas para apresentar os setores do hospital e os principais fluxos para o momento da internação. Esta é uma etapa fundamental do pré-natal, servindo para transformar um ambiente desconhecido e potencialmente intimidador em um local familiar e acolhedor.
Registro
Ainda no hospital, uma Unidade Interligada de Registro Civil do Cartório do 1º Ofício da Comarca de Ilhéus, funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, para o registro civil gratuito. O bebê já sai também com o número de CPF no documento.
Referência
O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio tem todo um projeto baseado na humanização do cuidado, nos direitos da mulher e da criança e na consolidação do Sistema Único de Saúde, que são princípios da ação de trabalho da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS).
Além da realização de partos e da internação, o hospital oferta atendimento ambulatorial especializado em pré-natal de alto risco, consultas especializadas em obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia. A unidade funciona também como um polo de desenvolvimento de ensino, reunindo formação acadêmica, pesquisa e produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde. É o único hospital da Bahia especializado para atendimento aos Povos Indígenas do Estado.
Fonte: ASCOM HMIJS
.png)
.png)
